![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhii8rpS7Az2czpv5QTl2lmdKfRBCYzC8ZTag3VW7dVDCCImVkXuJ2os9tgeEF5i13VGeA74NnGK_LebJDy3EwrFi8gnxu-cZL41xN8H6LmuUkn4JyPCjaLUgsdTordsfHGhgH4mVAivpQ/s400/08.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGePQ4w0SXcnWBRsVnbiQ6-xV-gs2eitjuXpSME3vqFaVoA8vt9sIBBBCIprnQ4gwJj3lbjuPSo5eUFb7H4GJnx8bO11FvSJUP3Y3wgJnoTFfw2xijEWxHkQINlEQIeH0NwiGf0ZPKOMo/s400/07.jpeg)
Cão ou cachorro (Canis lupus familiaris[1]) é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos daquele continente há cerca de 100 000 anos.[2] Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade de (mais de 400) raças caninas, que actualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. O vira-lata (Brasil), ou rafeiro (Portugal) é a denominação dada aos cães sem raça definida, SRD, ou mestiços, descendentes de diferentes raças.
O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfacto e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é actualmente omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizagem. Desse modo, o cão pode ser adestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Estes são alguns dos motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem". Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do humano e a do cão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário