![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhD56DoNfNt6mrI6JDeqnNwR1I05NHahY_uAqZDD28eHbcSXibq3o40vmC7C5jt6x_XkkC_oQ3i9GkhvjmycGXabcjfA4f6wUYJBDZyWZVBJn56xWCx4TphoJsnlY5BSRze_yCrbLi5Xxg/s400/05.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmSGacLW8IN33zOyI39dup0Wdo8rujylekG9U9KUyr-Ig697lyQedSlukoaw8CqvDvzX3NdJRPqDahDLh4_GF9jDfl5Wa_vpZGL4FDsnJ73o_RlkyEp4SIqAveQvUKSEagknhTiBfnTI8/s400/04.jpg)
A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo.
Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.
No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a idéia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada. O concernente à pintura é pictural, pictórico, pinturesco, ou pitoresco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário